segunda-feira, 15 de junho de 2020

Plantas alimentícias não convencionais (PANCs)

Fonte: Ecycle
Peixinho (Stachys lanata)
Fonte: Blog Plantei
Beldroega (Portulaca oleracea)
     As pancs (plantas alimentícias não convencionais) são tipos de plantas que não são comuns de se encontrarem em supermercados ou feiras, mas que também são comestíveisO termo "Panc" foi dadpelo professor, pesquisador e botânico Valdely Ferreira Kinupp em sua tese de doutorado. Apesar de serem consideradas "plantas daninhas" ou "mato", as pancs possuem muitos benefícios nutricionais. Algumas dessas plantas são comuns de se encontrarem até em calçadas nas ruas. Quando não adquiridas em estabelecimentos ou produtores certificados, é necessário consultar a espécie com algum especialista, já que existem espécies prejudiciais à saúde humana que se parecem com as comestíveis.

     Algumas espécies podem ser não convencionais em uma região, mas serem muito consumidas em outras, como por exemplo a ora-pro-nobis, comum na alimentação da população de Minas Gerais e está começando a ganhar destaque em outras regiões do Brasil pelo seu potencial nutritivo.

     Estamos acostumados a consumir somente hortaliças convencionais que encontramos nos supermercados (batata, tomate, alface...), fazendo com que a produção de pancs seja muito baixa e pouco comercializada.

     Ainda é necessário estudos para avaliar nutricionalmente algumas pancs, mas sabe-se que muitas possuem nutrientes importantes. Aumentar o seu consumo é oferecer novas opções alimentares e incentivar pequenos produtores de diversas regiões.

     São exemplos de plantas alimentícias não convencionais:

  • Beldroega (Portulaca oleracea Linnaeus, 1753): utilizada em sopas, saladas e chá;
  • Hibisco (Hibiscus rosa-sinensis Linnaeus, 1753): utilizada como chá, geleias e saladas;
  • Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata): utilizada em sopas, saladas e refogados;
  • Peixinho (Stachys lanata): consumida frita, empanada ou à milanesa;
  • Tagetes (Tagetes erecta Linnaeus, 1753): utilizada como chá.

Fonte: Ativa
Ora-pro-nobis (Stachys lanata)

Perfil de Biologia no Instagram: @fotos.bio


Referências:

Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs): uma Riqueza Negligenciada. Valdely Ferreira Kinupp. 2009

A importância das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) para a sustentabilidade dos sistemas de produção de base ecológica. Cristine Fonseca; Patrícia Lovatto; Gustavo Schiedeck; Letícia Hellwig; Amanda F. Guedes. 2017

Manual de Hortaliças Não-Convencionais. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário