sexta-feira, 12 de junho de 2020

Bioma Cerrado

Foto: Bruna Gutierrez
     O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro (ocupa 21% do território nacional, cerca de 2.036.448 km²) é superado em área apenas pela Amazônia.

     O termo Cerrado é utilizado para designar o conjunto de ecossistemas (savanas, matas, campos e matas de galeria) e é um dos 'hotspots' para a conservação da biodiversidade mundial, mas apenas 2,2% da área do Cerrado é legalmente protegida.

     O clima dessa região é estacional, sendo um período chuvoso (Outubro a Março) seguido por um período seco (Abril a Setembro).

Foto: Bruna Gutierrez
     O Cerrado possui a maior biodiversidade de flora entre as savanas do mundo: plantas herbáceas, arbustivas, arbóreas e cipós somam mais de 11.000 espécies nativas catalogadas. Há também uma grande diversidades de animais: cerca de 199 espécies de mamíferos conhecidos, 837 espécies de aves, 1.200 espécies de peixes, 180 espécies de répteis e de 150 espécies de anfíbios. Além disso, o Cerrado é o refúgio de 13% das borboletas, 35% das abelhas e 23% de cupins dos trópicos. O bioma Cerrado possui um alto nível de endemismo, cerca de 44%. A degradação do solo e dos ecossistemas nativos e a dispersão de espécies exóticas são as maiores e mais amplas ameaças à biodiversidade do Cerrado.

     O fogo é muito importante para a distribuição e composição de vários ecossistemas do mundo, inclusive no Cerrado. As queimadas quando ocorrem naturalmente, são benéficas ao bioma, pois estimulam o rebrotamento (quebra de dormência das sementes), a ciclagem dos nutrientes, a frutificação e o estabelecimento de plântulas de diversas espécies.

     As plantas que ficam sob influência do fogo, possuem adaptações que permitem sobreviver ou regenerar rapidamente, como por exemplo, a presença de espessa cortiça nos troncos de árvores e proteção das gemas.

     As fotos foram tiradas no Parque Estadual do Juquery, uma área de preservação do Cerrado.

Foto: Bruna Gutierrez
Foto: Bruna Gutierrez



Perfil de Biologia no Instagram: @fotos.bio


Referências:

- A Conservação do Cerrado Brasileiro. Carlos A. Klink; Ricardo B. Machado. Volume 1. Nº 1. Julho 2005

- ICMBIO

- Ministério do Meio Ambiente


Nenhum comentário:

Postar um comentário