quarta-feira, 27 de maio de 2020

Família Orchidaceae

Família Orchidaceae


     Popularmente conhecidas como orquídeas, as plantas da família Orchidaceae possuem mais de 20.000 espécies e pertencem a ordem Asparagales. São plantas perenes, terrícolas, herbáceas e epífitas (a maioria - 73% das espécies), sendo muito utilizadas para fins comerciais e ornamentais.
     O Brasil possui uma das maiores diversidades de espécies do mundo, com cerca de 2.419 espécies. O gênero Phalaenopsis (flores das fotos) é uma das orquídeas mais populares produzidas comercialmente, é originário do sudeste asiático e compreende 66 espécies de orquídeas epífitas, monopodiais e com folhas suculentas.


Foto: Bruna Gutierrez

Características da família Orchidaceae


Foto: Bruna Gutierrez
     Algumas das características da família Orchidaceae são: flores hermafroditas; geralmente são zigomorfas; possuem três sépalas e três pétalas e uma delas é diferenciada em labelo; o androceu possui um ou raramente dois ou três estames férteis; o filete se desenvolve junto com o estilete; o estigma geralmente se localiza na face ventral do ginostêmio; ovário ínfero; frutos capsulares e sementes numerosas.
     Quanto ao crescimento, as orquídeas apresentam dois tipos básicos: monopodial e simpodial.
     No crescimento monopodial, tem uma única haste principal que cresce sempre a partir de uma mesma gema apical. Em relação ao crescimento simpodial, o caule primário interrompe o desenvolvimento no final de cada período de crescimento e surgem novos brotos das gemas axilares.

Foto: Bruna Gutierrez


Perfil de Biologia no Instagram: @fotos.bio


Referências:

Orchidaceae JUSS. Aspectos Morfológicos e Taxonômicos. Vinícius Trettel Rodrigues. São Paulo. 2011

http://sites.ffclrp.usp.br/lbmbp/index.php/p/familia


Nenhum comentário:

Postar um comentário