Os besouros possuem variação de tamanho, desde 1mm até cerca de 20cm. O Titanus giganteus L., por exemplo, é o maior coleóptero conhecido, mede em torno de 20cm.
Características gerais
Imagem: Besouros “serra-paus” do Semiárido: diversidade e ecologia |
Além do primeiro par de asas modificadas em élitros, são algumas características dos coleópteros: peças bucais voltadas para frente com um focinho ou rostro; olhos compostos geralmente presentes e desenvolvidos; antenas basicamente subdivididas em três segmentos: escapo, pedicelo e flagelo, e morfologicamente variadas; aparelho bucal geralmente do tipo mastigador; mandíbulas grandes e robustas ou delgadas e afiliadas; protórax grande e geralmente distinto dos demais segmentos torácicos; o metatórax é pequeno; as asas posteriores são em geral membranosas; as pernas são geralmente similares mas podem apresentar adaptações; os tarsos possuem garras com formas variadas e estruturas adesivas; esternitos abdominais são esclerotizados; os tergitos são frágeis e protegidos pelos élitros; as fêmeas apresentam 9 segmentos abdominais e os machos 10 segmentos; a maioria realiza reprodução sexuada; muitas espécies apresentam dimorfismo sexual, no geral, os machos apresentam cornos ou tubérculos na cabeça ou no protórax; são holometábolos, ou seja, passam por metamorfose completa: ovo, larva, pupa e adulto. Na fase larval, podem sofrer até 15 ecdises até a fase de pupa. As larvas e adultos de coleópteros geralmente possuem o mesmo hábito alimentar.
Lembrando que na Biologia sempre há exceções. Essas são características gerais da maioria dos coleópteros, mas há diferenças em algumas famílias.
Perfil de Biologia no Instagram: @fotos.bio
Referências:
Ordem Coleoptera: Aspectos Gerais e Aplicação na Importância Forense. Ivan Cesar Desuó. André Sunao Nishiuchi Murakami. Guilherme Gomes. Leonardo Gomes
Besouros (Insecta: Coleoptera) utilizados como biondicadores. Pedro Giovâni da Silva. Franciéle Carneiro Garcês da Silva. 2011
EMBRAPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário